Carbono Zero

Nos últimos anos a problemática do aquecimento global tornou-se uma das principais discussões do mundo. A cada dia a questão do efeito estufa, da alteração do padrão climático e das catástrofes ambientais tem mais importância. Em virtude dessa situação, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) estão promovendo através do projeto Carbono Zero, uma ação socioambiental em prol da preservação do Meio Ambiente através da neutralização das emissões anuais de CO2.

Dinâmica do Programa

As ações consistem em plantar mudas específicas para sequestro de carbono em parques da capital do Estado e Cidades do Interior. Além dessa contribuição, o Sistema FAEG/SENAR realizará uma série de alterações no padrão de consumo para reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs). Nesse projeto, a compensação dos GEEs emitidos pelo Sistema serão “sequestrados” pelas árvores (através da fotossíntese). São mudas das seguintes espécies: Angico, Aroeira, Cafezinho, Caju, Embaúba, Genipapo, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Guapeva, Ingá, Jequitibá, Jatobá, Mutanba, Sagra D’Água, Pororoca, Louro Branco, Paineira, Pau Formiga, Mutamba.

Como é feita a conta

O projeto de neutralização consiste em uma base de cálculo das emissões de gases de efeito estufa que são emitidos inicialmente pela FAEG/SENAR. A instituição irá quantificar as toneladas de carbono equivalente (tCO2e) que foram lançadas para a atmosfera. Esse cálculo é realizado através da coleta de dados que envolvem deslocamentos que utilizam veículos de qualquer natureza, consumo de eletricidade, geração de resíduos, entre outros. Por fim, realizados esses cálculos de emissões de gases de efeito estufa, o total de tCO2 é convertido em número de árvores, a fim de saber quantas serão necessárias a ser plantadas para capturar os gases lançados. A realização desse plantio deixará o balanço entre emissões e absorções de gases de efeito estufa igual a zero.

Ações que emitem carbono

Viagens e transportes em veículos, impressões e fotocópias, uso de ar condicionado, energia elétrica, gás, combustível, lixo, papel, água, viagens aéreas.

Mais informações: marcelo@faeg.com.br