Sindicato Rural

O município de Mutunópolis, região Norte do Estado, recebeu na última segunda-feira, 27, uma edição do Programa Campo Saúde. Em frente ao salão paroquial da Igreja Católica da cidade foram realizados cerca de mil atendimentos médicos, confecção de documentos pessoais e ações de cidadania. O evento, promovido e realizado pelo Sistema Faeg/Senar contou, nesta edição, com a participação do Sindicato Rural de Mutunópolis e a prefeitura municipal.

Nas tendas do Campo Saúde, o usuário se consultou com médico oftalmologista, realizou aferição de pressão arterial, teste de glicemia e solicitou documentos pessoais como carteira de trabalho, CPF e corte de cabelo. Além de todos os atendimentos e serviços, as crianças ganharam uma programação especial. Houve animação, brinquedo pula-pula, distribuição de pipoca e algodão doce. Para as mulheres foram oferecidos exames de prevenção contra o câncer do colo de útero no caminhão consultório do programa Útero é Vida, além de manicure.

O presidente do Sindicato Rural de Mutunópolis, Silvio Gomes Brandao, participou de toda a produção e preparação do evento. Durante a abertura do Programa, ele destacou a atuação do prefeito da cidade, Luiz Martins de Oliveira, o Luizinho, na promoção de eventos de cunho social para a população urbana e rural da região. Proporcionalmente à área, Mutunópolis é um dos municípios de maior índice de assentamentos no Estado.

Ao todo, são nove assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no município. Na região, o prefeito desenvolve um trabalho criado por ele mesmo de arar os terrenos desses assentados, o que, de acordo com o presidente do Sindicato, Silvio Gomes Brandão, tem aumentado a produção de grãos na região. “Nosso prefeito está sempre atendo às questões do pequeno produtor rural e isso nos deixa muito bem amparados”, destacou.

Silvio também explicou a atuação do Sindicato Rural na região e fez alguns destaques que pretende que pretende trabalhar este ano. Ele afirma que o pequeno produtor rural deve ter os mesmo benefícios do produtor assentado como casa popular rural e facilidade de acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Ele destacou também a isenção de alguns impostos para a produção de leite e a redução de juros de financiamentos.

O superintendente do Senar em Goiás, Marcelo Martins, se mostrou bastante entusiasmado com a realização do evento em Mutunópolis. “É a primeira vez que promovemos o Campo Saúde desse formato, em pelo meio de semana, e pudemos participar de uma ação fantástica que atendeu cerca de mil pessoas”, comemorou. Ele conta que o Sistema Faeg/Senar pretende promover cerca de 50 eventos como este ao longo de 2012.

Marcelo afirma, em nome do presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, que a Faeg e o Senar pretendem reforçar a parceria com o Sindicato Rural de Mutunópolis com a realização de novos treinamentos e cursos de promoção social e capacitação profissional para a melhoria da qualidade de vida e de renda do produtor

e trabalhador rural. Outra mensagem levada por Marcelo àquela população foi a sugestão da participação da prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, do Programa Agrinho, o maior programa de estímulo e incentivo à educação pública realizado em Goiás.

O prefeito Luizinho ficou muito entusiasmado com as novidades e afirmou que irá apoiar todas as ações do Sistema Faeg/Senar e Sindicato Rural promovidas no município. Ele aproveitou para entregar quatro kits de combate a dengue e três bicicletas para uma equipe de combate a endemias em Mutunópolis. “Aqui em Mutunópolis nós valorizamos o homem do campo. Em maio vamos fazer uma série de reuniões na zona rural para tratar de suas demandas. Uma ação que promovemos constantemente”, garante o prefeito.

O Campo Saúde foi criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com objetivo de facilitar o acesso das comunidades rurais, distantes dos centros urbanos, aos serviços básicos de saúde e de cidadania gratuitos e de qualidade. O programa foi lançado em 2008 e se consolidou como a maior ação de responsabilidade social na área da saúde do Sistema Faeg/Senar. A próxima

cidade a receber as ações do Campo Saúde será Mara Rosa, também no Norte goiano. O evento será na próxima terça-feira, 28. (Rhudy Crysthian – Gerência de Comunicação do Sistema Faeg/Senar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *